/

Купить СНПЧ
Joomla



Fátima Guedes

Fátima Guedes

Descrição:

Criada na zona norte do Rio de Janeiro, começou a compor aos 15 anosEm 1973, concorreu no Festival de Música da Faculdade Hélio Alonso, ganhando o 1º lugar com sua canção "Passional". Compôs trilhas sonoras para o teatro, como "Onze fitas", e "O dia da caça", de José Loureiro. Sua música "Bicho medo" foi gravada por Wanderléia, e "Meninas da cidade" interpretada no show "Transversal do tempo"de Elis Regina. Em 1979, gravou seu primeiro disco, "Fátima Guedes", com as composições "Passional", "Meninas da cidade" e "Onze fitas" (todas de Fátima Guedes). 

No ano seguinte, participou do Festival da Nova Música Brasileira com "Mais uma boca". Em 1980 o segundo disco "Fátima Guedes", contendo "Cheiro de mato" e "Mais uma boca" (ambas de Fátima Guedes), seus maiores sucessos como cantora, além de "Condenados (Fátima Guedes). Em 1981, lançou "Lápis de cor", com as composições"Arco-íris", "Lápis de cor" e "Desacostumei de carinho" (todas de Fátima Guedes). Esse LP alcançou sucesso da crítica especializada. Em 1983 gravou o LP "Muito prazer", com destaque para a canção "Absinto". Em 1985 gravou o disco "Sétima arte",com  a faixa título de sua autoria. 

Em 1989 gravou "Coração de louca", com "Chora brasileira" (Djalma Tinoco - Rosane Lessa - Fátima Guedes). Em 1993 lançou "Pra bom entendedor", com destaque para "A rota do indivíduo (Ferrugem)" (Orlando Mores - Djavan) e o sucesso "Flor de ir embora" (Fátima Guedes). Em 1995 lançou "Grande tempo", com a faixa "Minha Nossa Senhora" (Fátima Guedes). Em 1999, comemorando 20 anos de carreira, gravou o CD "Muito intensa", contando com participação especial de Djavan e Zé Renato. O disco foi lançado em show no Ballroom, com direção e roteiro de Túlio Feliciano. 

Em 2001, lançou, com Eduardo Gudin, o CD "Luzes da mesma luz", interpretando obras do compositor, sendo as mais conhecidas "Verde" (J. C. Costa Netto - Eduardo Gudin) e "Paulista" (J. C. Costa Netto - Eduardo Gudin). Em 2004 faz show comemorativo de seus 25 anos de carreira, "Tanto que Aprendi de Amor", sendo indicada nesse mesmo ano para o cargo de Secretária de Cultura de Teresópolis. Lança seu disco seguinte somente em 2006, pela RobDigital, o CD "Outros Tons", composto somente por composições de Tom Jobim do período anterior à Bossa-Nova, todas pouco conhecidas do grande público. 

Em 2011 a gravadora Jóia Moderna estava se preparando para lançar o Cd "Alaíde Costa e Fátima Guedes Ao Vivo", mas por problemas técnicos o projeto foi suspenso, tendo sido prensadas apenas mil cópias do CD, que tornou-se uma raridade. 

Como compositora, Fátima Guedes tem canções gravadas por grandes nomes da MPBprincipalmente cantoras, como Elis Regina, Nana Caymmi, Maria Bethânia, WanderléaZizi Possi, Joanna, SimoneAlcione, Mônica Salmaso, Ney Matogrosso, Alaíde Costa, Leny Andrade, Jane Duboc, Elba Ramalho, Claudette Soares, Beth Carvalho, Leila Pinheiro, Verônica Sabino, Emílio Santiago, Vânia Bastos, e outros.

REALIZA ORGANIZA

 

LOGOS FESTIVAL PATRO APOIO

Portuguese English German Italian Spanish